Sunday, January 20

Viver ilegal nos EUA

Ficar ilegal é um dos grandes medos de todos aqueles que vem para cá em busca de algo melhor. Todos os anos são deportados milhares de imigrantes ilegais devido a homicídios,  droga, álcool  crimes sexuais e muito dificilmente voltarão de novo a América. Mesmo para alguém que esteja legal isto assusta um pouco, porque basta imaginar-me nesta situação e ate me da arrepios.

A comunidade latina  é a mais afetada, uma vez que representa quase um sexto da população americana. Tenho amigos da Republica Dominicana que já não visitam o seu pais há mais de 10 anos. Eu que já não vou a Portugal há um ano, por vezes sinto-me a desistir, mal consigo imaginar o quão apertado o coração deles deve estar.

Embora este meu sonho de um dia morar na América seja algo que me acompanhou sempre, nunca, em caso algum me passou pela cabeça vir para aqui com visto de turista e acabar, depois por ficar ilegal.

Sempre fui bem realista, e as coisas não foram tão rápidas como queria, mas aqui estou eu. E ninguém daqui me tira. Como em outros posts já falei vim para cá como Au pair (podem ler o meu antigo blog), terminado o intercâmbio de um ano voltei para Portugal, fiquei por la seis meses e alterei o meu visto para estudante, e desde Janeiro de 2012 que aqui estou. Talvez seja por gostar tanto de aqui viver que quero manter a minha situação sempre legal.

Tenho um amigo português que vive no Utah e que acabou por ficar aqui depois do tempo permitido. Ja não vai a Portugal há dois anos. Deixa-me triste saber que poderia ter feito de outra maneira.


4 comments:

  1. Olá, obrigada pelo comentário. Só quem mora em NY é que sabe o que custa. Mas eu já estou mais habituada, afinal já ai estou à 5 anos. Espero que também fiques por muitos mais. Desejo tudo de bom para ti. Vai-se a ver e ainda nos encontramos em NY. beijinhos http://ilovenewyorkcityy.blogspot.pt/ (se quiseres segir)

    ReplyDelete
  2. Desejo te tudo de bom para ti tambem.. e quem sabe nao nos encontramos:)

    ReplyDelete
  3. Olá, novamente. Diana, gostava muito de ter o teu ou seu (não como tratar) mail. Para poder fazer uma reportagem para o meu blog. Se o quiser(es), mande(a) uma mensagem para joanasousav.94@gmail.com
    Muitos beijinhos

    ReplyDelete
  4. acho extraordinário que tenhas conseguido realizar o teu «american dream» :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)