Thursday, July 14

Sejamos felizes!

Quando disse que iria viver para os EUA alguém me disse "Não tens necessidade de o fazer. Parece que estás a fugir de algo." Essa pessoa, entre outras achavam que sair do país sem ser por necessidade era uma ideia estapafúrdia, de alguém que só pode estar a fugir de alguma coisa.  Não levei a mal e nem sequer tentei explicar, para quê? Não adiantaria, nunca iriam perceber que há pessoas que precisam de um dia partir. Sem qualquer razão aparente, não para fugir de problemas ou do "mundo real", mas porque necessitam de sair da zona de conforto, dos dias planeados, do meio termo. 

Quando perguntaram a 100 idosos qual era o maior arrependimento que tinham. Quase todos responderam que se arrependiam das coisas que não tinham feito, dos sonhos que não tinham concretizado. Não é da morte que a maioria das pessoas tem medo, mas sim de chegar ao final das suas vidas e se aperceberem que não viveram verdadeiramente.

Por tantas vezes fechamos os olhos a oportunidades que surgem na nossa vida, quer por acharmos serem demasiado assustadoras, quer por pensarmos que elas um dia voltarão, mas acreditem não voltam. A vida é demasiada curta, quero olhar para trás e ver que aproveitei ao máximo, que fiz todas as maluquices possíveis e imaginárias e não passei o meu tempo a ler blogs como este, desejando fazer o mesmo.

Não acredito que o nosso destino esteja predestinado. Nos criamos o nosso caminho, se queremos algo temos de ir atrás, ser persistentes e nunca desistir, mesmo quando todos nos dizem para nos acomodarmos a nossa vida de sempre, pois pelo menos sabemos o que esperar. Nós merecemos mais do que isso. Merecemos ser livres e realizar todos nossos sonhos. Precisamos de ir embora. De cidade, de país, de continente. Sem olhar para trás. A família e os amigos -  os verdadeiros, esses vão estar sempre do nosso lado, mesmo a 5 mil quilómetros e com um fuso horário de cinco horas. E  aqueles que nesta mudança se forem afastando, acreditem é melhor assim. Não fazem falta. Não querendo com isto dizer que eles é que estão errados. Nada disso. Não podemos ir embora e esperar que quando voltarmos tudo se encontre na mesma. Nós mudamos. As experiências de vida que temos mudam-nos. Passamos a ver tudo de uma prospectiva diferente e já não nos identificamos mais com as pessoas que outrora deixamos antes de partir. Não te sintas mal. Faz parte.

Viver fora torna-nos pessoas muito mais confiantes e lutadoras. É impressionante a capacidade que temos em lidar com problemas e medos. Passamos a relativizar muito mais, pois não temos tempo para conversa fiada. Estamos em constante mudança. Os nossos sentidos tornam-se muito mais apurados. Para muitos esta forma de viver pode ser assustadora, para mim nada é mais assustador que nos sentirmos estagnados.

Dizem que passo a ideia de que a minha vida é uma maravilha. Acreditem que não é, mas jamais trocaria a vida que tenho. Mas se há coisa que não sou é de me queixar. Gosto de passar vibrações positivas a todos os que me rodeiam e se um dia acordo menos bem disposta, não me vão ver a fazer de coitadinha. Sigo em frente, lá está relativizo. Actividade em que me tornei perita. Se tenho saudades do meu país? Claro que tenho! Todos os dias. Mas são saudades de ir lá passar uma semana e voltar.  E isso fere susceptibilidades. "Como é possível não queres voltar ao país que te viu nascer?? Vendida!"

Eu passo a explicar: porque nunca me senti verdadeiramente feliz no país em que nasci. Eu sabia que um dia ia embora. Quando a oportunidade surgiu foi surpresa para os que me rodeavam, mas para mim foi só a chegada do dia que tanto desejei. Todos somos diferentes, não me julguem nem me apontem o dedo por dizer que sou feliz. A ideia de felicidade é diferente para todos nós.

Ainda esta semana falei com uma amiga que vive em Londres há três anos e que me disse que vai voltar para Portugal no final do ano, pois já juntou dinheiro suficiente. Pensam que a julguei pela forma completamente oposta à minha de pensar? Claro que não. Apenas disse para fazer o que o coração achar melhor e volta para onde se sente verdadeiramente feliz. Não critiquem aqueles que pensam de forma diferente. Aceitem e vão ver que também vocês vão encontrar essa felicidade plena.


21 comments:

  1. Dianinha és uma inspiração! Identifico-me tanto com este post, pois também tenho um enorme desejo de deixar o meu país. Obrigada por me fazeres sentir compreendida! Beijinhos ❤

    ReplyDelete
  2. Tal e qual! Um dos maiores defeitos dos portugueses em geral é precisamente estarem sempre a julgar os outros.

    ReplyDelete
  3. Como sabes, em parte, identifico-me com este post. Ainda não tive a coragem de saír da minha zona de conforto e sinto que ainda não vivi verdadeiramente. No entanto, acredito que mais tarde ou mais dedo as coisas irão mudar. Admiro a tua capacidade de superação e o teu positivismo e sei que é aí que estás feliz. O mais importante é isso, é seres feliz, onde quer que estejas. Nunca vais agradar a todos e nem é suposto.

    ReplyDelete
  4. Como sempre as tuas palavras estão muito bem escritas :)
    Acho muito bem que as pessoas façam alguma coisa para mudar a sua vida, se não estão satisfeitas com o rumo que ela está a tomar. Não gostam do trabalho? Do curso? Do carro, da casa, dos amigos, etc? Mudem! Parece fácil falar mas acho que essa é a solução mais simples que existe,mudar! :)
    Acho que fizeste muito bem em apostar no que te faz feliz, e se estás satisfeita, isso é que interessa.

    Beijinhos grandes

    ReplyDelete
  5. Diana, a vida é demasiado curta para não a vivermos plenamente e fazermos aquilo que realmente nos apetece. Também deixei tudo e todos para trás há vinte anos, segui o caminho da minha felicidade, sabia que não seria em Paris, linda cidade que me viu nascer, mas que seria em Portugal. Se tenho saudades de Paris? Tenho, até porque os meus pais, irmãos e sobrinhos vivem lá...gosto de ir lá passar uns dias, matar saudades...e voltar! Se me arrependo? Nunca, tenho tudo o que sempre quis aqui no nosso retângulo plantado à beira-mar.
    Se não fosse Portugal...como já te disse, seria NYC...cidade que sempre me fascinou e onde sinto que já vivi numa vida anterior (sei, é estranho...e é outra conversa).
    Dianinha, sê feliz, luta sempre pelos teus objetivos. Gosto de ti, é estranho porque não nos conhecemos pessoalmente, mas revejo-me muito em ti nos sonhos e no percurso quando tinha a tua idade. Não ligues aos comentários e aos julgamentos...mais vale viver uma vida em pleno corajosa do que uma vida a meio por medo.
    Beijo grande.
    Sandra.

    ReplyDelete
  6. Acho que os comentários do post anterior não eram no sentido de criticar uma escolha de partir, mas sim alertar para o facto de esse "saír da zona de conforto" implicar riscos, custos, etc e de haver muita gente que se deslumbra facilmente com a ideia de ir para os EUA e diz mal de Portugal, quando na verdade estamos a falar de dois países muito diferentes e ambos com coisas boas e más.

    Eu vivo em Portugal, mas já vivi no estrangeiro também (em dois países europeus). Gostei de ambas da experiências, mas, para mim e por agora, faz sentido estar em Portugal, face à estabilidade financeira e emprego que aqui tenho e proximidade dos meus familiares que também têm essa estabilidade cá (pais e namorado). No entanto, adoro viajar e faço cerca de 4/5 viagens por ano e é nessas viagens que faço o que tu dizes: sair da zona de conforto, ver outras coisas, explorar o mundo, seguir sonhos. Daqui a uns anos planeamos (eu e o meu namorado) tirar 1 ano de licença sem vencimento e andar a viajar pelo mundo. Mas para já e no futuro vejo-me perfeitamente a viver em Portugal, desde que possa viajar com frequência.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu acho que foi exatamente isso.
      Além de que, falar dos pontos negativos de um país não tem de ser no ponto de vista pessimista ou de desmoralizar ninguém. Eu acho que colocar um filtro cor-de-rosa em tudo o que se transmite para parecer bonito e fingir que é tudo perfeito não soa a óptimista, nem é optimista, é sim passar uma mensagem falseada e "polida" para as redes sociais. Óptimista é conseguir-se ver-se além de todos os pontos negativos, não fingir e omitir a sua existência.
      E, por mim, foi isso que critiquei: o facto de não parecer existir uma vivência real mas sim algo completamente limado e polido para parecer fantástico.

      E nem tudo é fantástico, nem pode ser. Todos temos enamoramentos e paixonetas mas se fizermos por isso conseguimos ver a realidade. Não precisamos de fingir que estamos tristes ou que odiamos ou muito menos fazer-nos de vítimas. A meu ver quem tem um blog onde quer mostrar entrevistas para falar da realidade de viver num determinado país, certamente procurado e visto por quem tem o desejo de viver nos EUA ou o sonho de partir, deve aos seus leitores a realidade.

      Não é distorcer seja o que for, é apresentar a realidade. Os EUA podem ter 1001 defeitos, coisas pequenas e grandes que até sejam coisas que te incomodem mas que em termos gerais não te incomodem nada e continues a achar fantástico o país em si. Mas omitir estes defeitos para mim é o oposto da honestidade, é o deslumbramento e a vontade de parecer que se vive na utopia. Típico das redes sociais mas muito prejudicial para quem usa este blog e outros idênticos para buscar informações reais de como é viver lá fora (seja em que país for), é defraudar essas pessoas e vender-lhes uma espécie de catálogo turístico. E a realidade não entra em nenhum catálogo turístico.

      Delete
    2. Deve ser novo por aqui. A Diana já fez posts a falar das diferenças entre Portugal e os EUA e por várias vezes já deu a sua opinião. Basta procurar!

      Delete
  7. Muita parra e pouca uva.
    E das duas uma: ou não percebeste o que as pessoas estavam a tentar dizer-te no post anterior, ou estás pouco interessada em ouvir opiniões contrárias à tua.
    As pessoas reagiram à entrevista dos teus pais, que dizem não ter quaisquer saudades do país. Ninguém criticou o facto de seguires o teu sonho ou de nunca te teres sentido bem em Portugal.
    Imagino que este meu comentário não vai ser publicado. Parece que agora só interessa quem concorda e diz amen a tudo....

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mas qual o problema de não sentirem quaisquer saudades de Portugal?

      Delete
  8. És sem dúvida uma das pessoas que mais me inspira e me faz querer mais, e me faz querer ir atrás dos sonhos. Obrigada por seres assim, e mostrares que se lutarmos nada é uma causa perdida. Continua a pessoa maravilhosa que és e só espero que sejas sempre muito feliz. Beijinho Diana

    ReplyDelete
  9. Adorei o post, já não visitava o teu blog há imenso tempo.
    Adorei o teu texto, não me podia sentir mais, idk, parecia que era eu a dizer isso a alguém com umas pequenas alterações.
    Sempre quis sair de Portugal, mas não mesmo tempo tenho receio de tal, sou um pouco anti-social e penso que se sair de Portugal, o pais que pouco me diz, talvez ficarei ainda mais sozinha e anti-social...

    Adorei o teu post, vai dando noticias, iria adorar falar contigo.

    xx, Edna
    Blog - Mercury Rose

    ReplyDelete
  10. Tens toda a razão no que dizes! É verdade que a maioria das pessoas sai do país porque se sente obrigada, por necessidade, no entanto, nem sempre é assim, existem exceções e tu és uma delas. Admiro imenso o que fizeste, mas admiro ainda mais a tua maneira de pensar e a tua capacidade de encarar a vida com um sorriso, mesmo nas situações menos boas. És sem dúvida uma enorme inspiração, não só para mim mas sim para todos os que te acompanham. Obrigada por nos fazeres sorrir todos os dias e por nos mandares boas vibrações (mesmo a mais de 5 mil quilómetros de nós). Continua assim, a seres tu!

    ReplyDelete
  11. És inspiradora :) beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ReplyDelete
  12. É sempre inspirador passar por aqui :) adoro a última frase, porque é de facto tão fácil julgar os outros e esse é um hábito tão português, mas nunca sabemos a vida de cada um e cada pessoa tem as suas aspirações e motivações. Haja mais tolerância e compreensão, para que cada vez mais as pessoas possam correr atrás dos sonhos, genuinamente, sem pensar no alheio. Beijinhos :)

    http://trendylisbon.com/

    ReplyDelete
  13. Eu adorava ter essa experiência, ganhar asas e voar!!

    ReplyDelete
  14. Cada um é diferente e, como tal, tem objetivos de vida diferentes. O importante é respeitar essa diferença e, acima de tudo, ser feliz!

    P.S. Alterei o URL do blogue. http://omundoencantadodatulipanegra.blogspot.pt/
    Para voltares a receber as notificações sobre as novas publicações basta adicionares o link anterior à tua lista de leitura =)

    ReplyDelete
  15. Mias nada! O que interessa é ser feliz :)

    ReplyDelete
  16. É isto! Eu também tenho vontade de deixar Portugal mas não consigo, pelo menos agora. Tenho cá a minha família (apesar de que a família está na Madeira e eu em Lisboa) mas não é fácil! É inspirador este teu post! Beijinho e felicidades!

    ReplyDelete
  17. Eu por outro lado sonho correr o mundo mas voltar a casa sempre que puder.
    Dentro de pouco tempo vou fazer Erasmus pela segunda vez, adoro novas experiências, mas sei que vou ter sempre vontade de voltar :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)