Friday, September 26

Entrevista #7 Portugueses nos EUA


Em que cidade e estado dos EUA vives?
Vivo em Greenville, Carolina do Sul apesar de viajar muito pela costa Leste e Sul dos EUA por motivos profissionais.

Há quanto tempo vives nos EUA?
Desde Outubro 2012.

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
A ideia surgiu numa conversa de amigos em 2000. Na altura o meu sonho era ir trabalhar para a Mercedes para depois conseguir colocação nos EUA.

Qual a tua ocupação neste momento?
Trabalho no ramo da industria automóvel (automação)

Onde vives existe mais portugueses? 
Não, que eu saiba. Nunca procurei mas nunca vi indícios disso (restaurantes ou comida portuguesa à venda nos supermercados...)

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
É uma coisa super curiosa, mas nos EUA nunca tenho saudades de casa! Por vezes sinto falta de poder beber um vinho verde às refeições. O Sweet Tea e a Coca Cola não são muito do meu agrado!

Quais as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Eu julgava que os americanos por norma gostavam de armas, carros V8, eram arruaceiros por natureza e que não gostavam de ser sacudidos ou que se lhes mexesse no ego ou na liberdade. Tinha uma ideia bastante certa do que na realidade encontrei e em adição encontrei pessoas extremamente religiosas (a "bible belt" é real!!!), e pessoas que na verdade são extremamente calorosas e que sabem receber.  Na verdade, bem melhor que os portugueses. 

É fácil fazer amizade? Foste bem recebido.
Bem, quase que respondi na pergunta anterioe mas sim, fui muito bem recebido. E fazer amizade e conhecer pessoas é bem mais fácil que na Europa em geral. Não digo que se calhar Itália ou Espanha seja diferente do resto da Europa mas meter conversa com desconhecidos é a coisa mais normal do mundo e fui abordado e abordei miúdas giras em bares e a experiência é realmente totalmente diferente da nossa cá. :)

Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
Não é uma cidade muito turística, mas existe um amusement park com Karting a 8$ por volta e alcatrão propício ao drift e um bar com cerveja gelada e meninas bonitas (Twin Peaks) ou Platinum Club, que tendencialmente nos leva o dinheiro eheh

Como descreves o cultura americana? 
A cultura americana está bem presente ou detalhada nos filmes e séries que vemos. Está um pouco por todo o lado por isso não há muito a acrescentar. Talvez o facto de que são muito sociais e extremamente optimistas e alegres em relação a tudo. Com os americanos podemo-nos divertir a fazer seja o que for. E eles esticam sempre mais a corda. Se alguém se atirou de uma mota de agua em andamento e conseguiu planar de pé por 3 segundos... eeeee aahhhh!!!! Hey y'all watch this!!! 

O que é que os EUA tem e que falta em Portugal e vice versa.
Uma mentalidade optimista. Pessoas que não têm medo de arriscar fazer, cair e levantar de novo. Falta aos portugueses terem brio nas casas e terrenos que têm. Cortar o mato, pintar os muros, as casas, arranjar o jardim, por vezes parece que este país está ao abandono tal é o estado das coisas. E aos EUA falta acabar com a proibição de beber nas ruas.. Por amor da santa!

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
Oh yeah.. Viver para sempre não sei, trabalhar para sempre sim.

Se tivesse que voltar para Portugal do que irias ter mais saudade?

De tudo. Mas sem dúvida das pessoas e dos amigos que criei. Também sentiria falta do optimismo, do preço das coisas (sobretudo gasolina!!!) das oportunidade que existem para quem quer trabalhar e do facto de que todo um continente fala a mesma língua.. Não tem preço isso.

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver /emigrar para os EUA.
Go south!!! It's warmer, prettier, it doesn't fucking snow and people are friendlier!

Podem seguir o Nelson no Instagram

A espectacular fabrica da BMW
American Size 
California here I go


Chicago
Cracker Barrell .Yummi!
Feira Anual Wisconsin 
Houston 


Nascer do Sol em Greenville 
New Orleans 



O carro que me foi buscar ao aeroporto à minha chegada 
O dream team após o trabalho
On the road
Onde vais com isso?!




Segurança acima de tudo com humor
Semáforos que baloiçam 

4 comments:

  1. Então Greenville é pobre em portugueses? :P estranho, em todas as entrevistas se mencionava "sociedades"! Também não se pode estar em todo o lado...
    Estar a falar com amigos e ter a ideia de emigrar para o outro lado do oceano é outro nível ;)
    Ai lá não bebem vinho? :P e em jantares os adultos bebem cola? Haha :) sweet tea presumo que seja tipo ice tea, também não me parece o mais adequado...
    O quê? A pôr em causa a hospitalidade do povo português? Maau... :P é injusto, eles têm mais prática!
    Devem ter mais o hábito dos estranhos, aqui não é tão comum... É sempre bom ser-se recebido num sítio estranho de forma calorosa!
    Hahaha essa descrição :P
    Isso da língua é bom, mas ouvir inglês britânico, francês e italiano é capaz de até superar :P desculpa, há línguas brilhantes... Haha :)
    "Go south" haha :)

    ReplyDelete
  2. Não posso ler estas coisas que um dos meus sonhos sempre foi ir conhecer ou quem sabe viver e trabalhar em Charleston. É muito mais turístico mas ainda assim tenho aquela ideia das pessoas simpáticas, dos jardins em frente às casas, cheirinho a magnólias (e marisco) e sandália no pé. Isto e ouvir a Chicken Fried do Zac Brown Band com uma limonade na mão. Heaven.

    ReplyDelete
  3. Penso que o Nuno já estava rendido aos EUA antes mesmo de se mudar para lá:)
    Concordo totalmente quando ele se refere ao estado abandonado das nossas cidades, se há algo que me envergonha, é termos um país com ar tão desmazelado e tão mal cuidado. Nesse aspecto temos muito a aprender com eles.

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)