Thursday, September 18

Entrevista #6 Portugueses nos EUA


Em que cidade e estado dos EUA vives?
Newark, New Jersey.

Há quanto tempo vives nos EUA?
Desde outubro de 2013.

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Desde pequena que me lembro um dos meus grandes sonhos ser viver em NY. A ideia tornou-se mais forte e real depois da viagem que fiz a NY em 2010 e vim de lá completamente apaixonada pela cidade, e decidida a tentar tudo o que fosse possível para ir viver para lá.

Qual a tua ocupação neste momento?
Neste momento estou a estudar.

Onde vives existem mais portugueses?
Sim, eu vivo praticamente no ponto mais importante da comunidade Portuguesa em New Jersey. A rua principal da zona onde vivo já chegou a ser apelidada de rua dos Portugueses. 

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
Sinto mais saudades das pessoas: da minha família e do meu grupo de amigos... Tento falar com a minha família todos os dias pelo Skype. Com os meus amigos troco mails e mensagens pelo Facebook, por vezes também falamos pelo Skype. Apesar das novas tecnologias ajudarem bastante eu acho que não há solução para a saudade...vamos sempre sentir saudades dos abraços, da comida caseira, da família, do carinho que nos dão naqueles dia mais difíceis, dos momentos bem passados com os amigos...

Quais as ideias pré-concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Eu tinha várias ideias pré-concebidas sobre os americanos em geral. Uma delas era que todos os americanos são obesos, o que não é de todo verdade, pelo menos em NY não é comum ver assim tantas pessoas obesas, o que acontece é que aquelas que são obesas são gigantescas. Outra ideia que tinha é que os americanos são sedentários o que é uma mentira. Os EUA são dos países com mais diversidade de desportos, em qualquer cidade existe uma grande diversidade de espaços desportivos, e as crianças são incentivadas a praticar desporto praticamente desde a idade escolar.

É fácil fazer amizades? Foste bem recebida?
Eu vivo numa comunidade portuguesa o que ajudou bastante porque quem vive cá tem bastante o espírito de ajudar os recém-chegados. Mas no geral os americanos são bastante amigáveis e prestáveis, por exemplo na escola fui bastante bem recebida e integrei-me facilmente.

Qual o ponto turístico favorito na tua cidade/estado?
Apesar de viver em New Jersey os pontos turísticos favoritos são em New York. O Empire State Building por ser bastante simbólico para mim, é o edifício que vejo todos os dias quando chego a NY e faz me ter a certeza que estou em NY, e também o Times Square por toda a energia que se sente quando se está por lá e porque há sempre algo novo a acontecer.

Como descreves a cultura americana?
A melhor forma que tenho de descrever a cultura americana é falando no famoso "sonho americano". Nos EUA tudo é possível, nós podemos ser tudo aquilo que sonhámos, fazer tudo aquilo que sempre quisemos, temos mil uma oportunidades disponíveis. Claro que nada vem de graça, mas se nos esforçarmos podemos ter uma vida fantástica com que todos sonham. E isso é o que mais me fascina cá, é pensar que está ao meu alcance ter tudo aquilo com que sempre sonhei. Outra coisa que adoro dos Estados Unidos, principalmente Nova Iorque é que há sempre algo diferente para fazer, há sempre eventos novos a acontecer todos os dias.
O que menos gosto é de algumas das leis deles. Não gosto nada quando penso que qualquer pessoa pode adquirir uma arma tão facilmente como comprar doces. Também não gosto nada da mentalidade deles de que podem processar qualquer pessoa, por vezes por coisas que não têm lógica nenhuma.

O que é que os EUA têm e que falta em Portugal e vice-versa. 
É um pouco difícil comparar os EUA a Portugal porque são países completamente diferentes.

Quais os teus planos para o futuro? Pretendes viver nos EUA para sempre?
Eu desisti de fazer planos que incluam o para sempre, mas num futuro próximo não tenciono voltar para Portugal. Estou adorar a vida que estou a construir nos EUA, e todos os planos que tenho para um futuro próximo são nos EUA.

Se tiveres que voltar para Portugal do que irias sentir mais saudade?
Por estranho que possa parecer iria sentir saudade da agitação, de sentir que estou no lugar onde tudo é possível, ia sentir saudades da neve e da comida no Thanksgiving.
Qual o conselho ou sugestão que dás a quem tem o sonho de viver/emigrar para os EUA?
O conselho que daria é que arrisquem. Que corram atrás desse sonho porque vale bem o risco. Que quando chegarem cá as pessoas são bastante receptivas e sempre dispostas a ajudar. Que venham viver o "sonho americano".

Já agora o que acham de estender esta rubrica aos portugueses espalhados pelo mundo. Tenho recebido pedidos e gostava da vossa opinião:) 






10 comments:

  1. Mais uma vez parabéns! gostei muito :)

    ReplyDelete
  2. Gosto muito de ler sobre os portugueses que, como eu, deixaram o país. Faz-me sentir mais "acompanhada" na minha luta (= por isso, sim, podes estender a rubrica (=

    ReplyDelete
  3. Gostei imenso. De facto, podias estender a outros.

    ReplyDelete
  4. Estes posts são maravilhosos, uma inspiração... : ) Sempre que escreves algo do género fico super ansiosa até chegar ao fim. Quem me dera ter esta oportunidade, sou louca pelos EUA...

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. Parabéns!
    Gostei muito.

    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ReplyDelete
  6. Adoro!! Não pares!
    Principalmente para quem gosta dos EUA, nomeadamente de NY e tem o sonho de um dia ir viver para lá, estes posts são uma alegria e uma inspiração!!

    ReplyDelete
  7. Parabéns Diana gosto bastante do teu " Portuguese Girl With American Dreams". Continua!☆☆☆☆☆

    ReplyDelete
  8. Parece que esse amor à primeira vista com os EUA. é bastante comum :P imagino que seja avassalador :)
    Eu já disse que isso das comunidades portuguesas é extremamente giro? Haha :P o mais perto que já vi era um restaurante (mais café cuja mulher do dono fazia uns bifes com arroz... Acho que para a maioria sempre é melhor que tapas ;)) em Espanha. As pessoas iam lá ver jogos portugueses e tal. Mas não é tão engraçado, porque Portugal fica a 1 hora daí :P
    A comunicação pode ajudar, mas claro que nunca vai ser a mesma coisa que estar com as pessoas... Até porque é "só" mesmo para falar e matar algumas saudades, não dá para ter grandes momentos de qualidade ou de convívio. Ainda assim seria beem mais difícil sem skype e essas coisas... Imagina sem telemóveis! Pobres marinheiros :(
    Essa das ideias pré-concebidas é bestial, acho que toda a gente diria a mesma coisa :)
    É sempre bom saber que há possibilidades e oportunidades que podem ser conquistadas através do esforço, às vezes perde-se esperança de que seja realmente assim. Pode continuar a não ser exatamente assim, mas já é bom :P
    Isso dos processos até deve dar umas histórias engraçadas (para quem está de fora...). Se começamos a ver tudo assim há muita coisa com que podemos implicar...
    Eu acho que era bom estenderes aos portugueses pelo mundo. Pode não ser tãão em cima do tema do teu blog, mas afinal de contas ele também é sobre viagens, diferenças culturais e lutar pelos sonhos, não só sobre os EUA em particular :)

    ReplyDelete
  9. Acho sempre tão interessantes estas tuas entrevistas. Não sei se por também viver fora (na Suíça), se por todas as pessoas que tens entrevista gostarem de coisas diferentes e terem opiniões diferentes sobre a vida nos EUA.
    Cá para mim, os portugueses pelo mundo também seria muito giro :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  10. Portugueses pelo mundo! :) cada vez que leio estas experiências, sinto cada vez mais que estou no país errado ahaha (moro no Rio). Fico à espera da continuação :)

    Beijinhos

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)