Tuesday, September 2

Conversa #8

Numa pastelaria no Porto:

Eu: Era um pão integral aquecido sem manteiga e uma meia de leite com leite magro (ia arriscar pedir leite de soja, mas achei por bem evitar olhares de fuzilamento em cima de mim)
Funcionária: Só temos pão de centeio e o leite só mesmo gordo ou meio gordo.
Eu: Deixe estar, traga-me então um sumo de laranja e o pão aquecido sem a manteiga por favor.
Funcionária: O pão tem que ser servido com manteiga.
Eu: Controlando-me ao máximo.  Mas por algum motivo em especial? Podia ser o dia do pão com manteiga e eu não sabia. 
Funcionaria: É que o preço que nos temos afixado é apenas para pão com manteiga, não temos preço estipulado para quem queira sem manteiga.

Escusado será dizer que me levantei e fui embora. Se eu estivesse a pedir caviar com molho de ostras ainda se percebia, mas era um SIMPLES pão sem manteiga. Nunca mais ponho lá os pés.


20 comments:

  1. ok, estranho, mas também podias dizer que pagavas o mesmo valor que o pão com manteiga, mas sem a manteiga, ou seja compravas um pão com manteiga, sem manteiga (bué confuso). Certamente não seria muito caro.

    http://the3rdfrom96.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Porque achei de tal forma ridiculo o que me estavam a dizer, que o melhor foi mesmo vir-me embora.

      Delete
  2. Uma parvoíce. Se tivesses pedido leite de soja nem quero imaginar.

    ReplyDelete
  3. Mas que situação mais estranha...

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Mas isso é completamente absurdo! Como é que eles vendem o pão para fora? Já com manteiga?
    Espero nunca ter a infelicidade de ir parar a essa pastelaria!

    Beijinho

    ReplyDelete
  5. A culpa é tua que fazes pedidos estranhos e fora da tabela de preços da pastelaria, ah,ah,ah! Acho que tiveste um diálogo com uma pessoa um pouco obtusa e que só sabe fazer o que está escrito no papel...por outras palavras, uma pessoa tapada.

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  6. Bem nunca tinha visto nada do género...aliás a minha mãe não come manteiga no pão, sempre pediu sem manteiga, nunca lhe disseram tal coisa nem foi obrigada a pagar pão com manteiga, mesmo que não quissesse manteiga.
    Fizeste muito bem em ires embora, não pediste nada de extraordinário...enfim. Ás vezes uma pessoa lida com cada coisa.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  7. Você nem pra dizer que o valor da manteiga ficava de gorjeta... hehehe

    ReplyDelete
  8. A sério ? Isto não é normal :( eu fazia o mesmo.. ia-me embora :(

    ReplyDelete
  9. Parece uma anedota! O cúmulo da burrice... Credo, que medo.
    Acabaste por encontrar algum pão sem manteiga? : )

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Fizeste bem, não entendo qual o mal de não porem manteiga no pão, coitadas das pessoas que são alérgicas a manteiga xd
    Imagino como teria sido se tivesses pedido leite de soja ahah :p
    -xoxo-
    http://darkchoices.blogspot.pt

    ReplyDelete
  11. Como ? Ai porra...que sítio estranho e complicado esse lol

    ReplyDelete
  12. Olá Diana,

    Para quem tem opções de alimentação diferente ou intolerâncias (no meu caso intolerância à lactose) por vezes é difícil de gerir estas situações fora de casa... Eu se quero uma meia-de-leite é muito mas muito difícil encontrar um sítio onde haja leite s/lactose! Mas simplesmente acho que as pessoas não estão informadas, não se apercebem das limitações dos outros, a não ser que os próprios proprietários tenham essas limitações e aí sim apercebem-se... Pelo menos aqui nas redondezas é isso que eu sinto!
    Essa do leite magro também é mesmo muito difícil eu conseguir encontrar :-(
    Imagino se pedisses leite de soja :-) :-) :-) Íam-te chamar E.T :-) :-) :-)
    Agora essa do pão sem manteiga acho tão estranho... Porque é tão comum vermos pessoas a comer pão simples aquecido! Não seria a funcionária uma pessoa a trabalhar nesse sítio à pouco tempo??? Daquelas que ainda estão aprendem e se regem pela tabela??? :-( Que situação!

    Beijinhos***

    ReplyDelete
  13. Oh Diana, leite de soja em Portugal? Num café? ahahah era tão bom que tivesses pedido, amava ver a cara da pessoa que te servia ;) Ainda por cima se eram assim... um bocadinho para o "difíceis".

    ReplyDelete
  14. Olá Diana,

    Encontrei este blog de alimentação vegetariana: http://compassionatecuisineblog.com/ e lembrei-me de ti (não sei se já conheces). Parecem ser deliciosas!!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  15. Leite de soja era o golpe final! haha adorava ver a cara da funcionária. Podias pedir o pão com manteiga mas sem manteiga... mas eu percebo que se foste embora foi por perderes a paciência e não por não «ter» pão com manteiga. Eu também ia algumas vezes e pedia pão integral sem manteiga e uma garrafa de água. Mas como não gosto de comer o pão partido ao meio pedia para não cortarem. As funcionárias olhavam um bocado de lado :P acho que não deve haver muita gente a não gostar do pão fraccionado (muitas vezes esmagado por uma faca gigante!). Acho que 80% das vezes se enganavam e cortavam à mesma. É do hábito :P claro que não ia mandar para trás...
    Maas acho que a maioria das padarias/cafés não tem preço estabelecido para pão simples. Normalmente na padaria a que eu ia cobravam o preço de um pão como se fosse vendido para fora, o que imagino que não seja muito agradável porque quando se é «servido» num café os preços não são os mesmos de quando se compra o pão/sumo/... e come em casa (mesmo incluindo um bocado de manteiga).
    Mas eu acho que tu é que estavas mal e era mesmo o dia do pão da manteiga :P
    ...para a próxima não faças pedidos super especializados. ;) haha

    ReplyDelete
  16. Típico...para mim é o arroz de feijão!!!! Depois de várias tentativas de comer o dito sem carne de qualquer espécie, já só como em casa! não sei porquê, mas em Portugal há certas coisas que têm mesmo que ser: o arroz de feijão com chouriço, o pão com manteiga....enfim!!!!

    ReplyDelete
  17. No bar da instituição onde trabalho aconteceu-me parecido. Foi um daqueles dias muito atarefados e eu quase sem tempo para almoçar fui ao bar, o prato do dia era carne assada e eu pedi a carne assada mas servida no pão (era mais prático para levar e comer enquanto trabalhava). Disseram-me que não podia ser. Questionei. A funcionária disse-me que não podia servir assim porque na registadora só tinha a opção do prato do dia no prato. Disse-lhe que registasse como se fosse um prato do dia normal, mas que colocasse a carne no pão. Não podia, porque não dava para registar carne e pão. Desisti!
    Gostei especialmente da ideia do leite de soja, isso é que era!

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)