Thursday, August 28

Entrevista: Portugueses nos EUA #3


Em que cidade dos EUA vives?
Vivo em Nova Iorque.

Há quanto tempo vives nos EUA? 1 ano e 7 meses.
Como surgiu a ideia de viveres nos EUA?
Sempre foi o meu sonho ir para os Estados Unidos. Desde sempre tive este bichinho da América, da cultura, tudo!
Qual é a tua ocupação neste momento?
Estou a estudar e também trabalho como babysitter.

Onde vives existem mais portugueses?
Sim perto de onde vivo uma grande comunidade de portugueses (Newark, NJ) e também Long Island (Mineola).

Como lidas com a saudade? Do que sentes mais falta?
Ai a saudade! Bem, deixa-me ir buscar o rolo que isto nunca é assunto fácil. Bem, as saudades são terríveis e há dias bons e dias menos bons. É verdade que o tempo ajuda a diminuir mas nunca apagar por completo. Sinto muitas saudades da minha Mae e dos seus mimos...e também da comida...ai comida portuguesa tão boa!! E é melhor não falarmos no café!!! Café português tem aqui mas fica longe de onde moro por isso só muito de vez em quando posso saborear e quando o faço parece que estou em Portugal.E dos meus amigos, óbvio tenho imensas saudades e de sair na noite portuguesa...os americanos têm muito que aprender connosco.
Quais as ideias pré concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver ai?
Uma das ideias pré concebidas que tinha era sobre fast food. Achava eu que só iria haver fast food em cada esquina e que estaria tramada pois ganharia 20kg em 2 meses se assim fosse. Mas não. A verdade é que sim há fast food em cada esquina, mas há também muitos locais onde se encontram variadíssimas comidas e imensas opções saudáveis. Achei isso fabuloso pois realmente só engorda quem quer, pois opções saudáveis (e bem baratas) há imensas. Achava que ia sofrer bastante com o inglês pois não estava habituada a falar todos os dias. Mas cheguei a NY e há particularmente muita gente a falar espanhol. Em qualquer sitio, seja lojas de roupa, restaurantes ou ate mesmo bancos, 50% dos trabalhadores falam espanhol. Claro que quando aqui estamos queremos aprender a língua de cá, mas no inicio especialmente para pessoas que têm dificuldade na língua ajuda a descontrair o stress de não saber falar nada de inglês.
É fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
Em NY fazes amizades todos os dias. E não, não é exagero. Todos os dias conheces gente nova e sao todos simpaticos pois grande parte deles estao na mesma situacao que tu. Mesmo as pessoas de cá são super simpáticas e sim apesar de grande parte dos nova-iorquinos andarem sempre a mil (muito se fala no andar rápido deles) se quiseres pedir indicações ou informações eles ajudam-te. Nunca tive nenhuma experiencia negativa nesse aspecto. Somos bem recebidos mas como toda a gente sabe estamos em NY e só se safa quem muito quer cá estar.
Qual o ponto turistico favorito na tua cidade/estado?
Are you kidding me? Escolher SÓ um ponto turístico é completamente impossível!!! Há tantas coisas giras que podes fazer e ver aqui, que é uma alegria constante descobrires NY. Desde o Empire, Rockefeller, Times Square, SOHO, Central Park a restaurantes, onde os empregados de mesa actuam na Broadway e entre servir pratos cantam ao vivo para ti! Há tanta, tanta coisa para se fazer aqui...adoro as noites de Verão aqui..podes ir para o parque (Bryant Park ou Central Park) e há ecrãs gigantes que todas as noites passam filmes ou há actuações especiais da Broadway. Ate no subway podes ser presenteada por uma actuação!
Como descreves a cultura americana?
Sobre a cultura americana eu sou muito suspeita pois até os pontos fracos desta cultura eu defendo!! Adoro tudo...adoro as oportunidades que são dadas se tu realmente te esforçares e lutares pelo teu sonho. Adoro a diversidade de pessoas aqui a viver e como podes estar vestida como uma maluca e ninguém te olha de canto. Adoro andar na rua e passar despercebida...no sentido de não ter que passar pelo Sr. José ou a Dona Rosa e parar para pôr a conversa em dia. Não há nada como a liberdade de andar pelas ruas de NY e fazeres o que bem entenderes sem olhares reprovadores, pois ninguém te conhece!! Adquiri o habito de beber café americano e hoje em dia não me imagino a andar na rua, nos dias mais difíceis sem o meu copinho de café na mão. Acho essa ideia fabulosa, pois com o ritmo acelerado das nossas vidas, não há mesmo tempo para parar e beber café. Isso fica para os dias off. Gosto também da dinâmica que aqui existe. O salário é normalmente semanal ou de 2 em 2 semanas e isso por muito que não pareça da outra motivação para trabalhar. Aqui não há muito a ideia de horários fixos. A ideia é que tens certos objectivos para o dia de trabalho ou mês de trabalho, Desde que chegues ao final com o trabalho feito não interessa se trabalhaste das 9h ás 5h ou das 8h ás 4h.
Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver/emigrar para os EUA?
o meu conselho é que venham! Deixem as dúvidas e receios para trás e venham. Nada se alcança sem arriscar e mais vale arriscar e falhar do que andar a lamentar no futuro o tão famoso "what if..." .
























6 comments:

  1. Adoro esta rubrica!! É super interessante ler os testemunhos de outras pessoas!
    Gosto tanto que até gostava que fosse maior (podias fazer mais umas perguntinhas!!), de certeza que não sou a única!

    Continua a dinamizar o blog como sempre tens feito, o esforço vale (muito) a pena!

    Muitos beijinhos e felicidades
    Continua a atualizar-nos da tua experiência na cidade dos sonhos!!

    ReplyDelete
  2. Acho que é fácil ficar com curiosidade ou fascínio quanto à cultura americana por causa dos filmes, programas de TV e até pela internet (embora às vezes possam ser ideias exageradas, como que são todos obesos e comem McDonald's 3x/dia).
    Essa do café até tem piada... As coisas simples a que não damos importância! Uma vez li uma história de uma rapariga estrangeira que veio a Portugal e, depois de pedir café, se começou a rir por causa da mini dose e pediu logo outro. Não dormiu a noite toda :P
    Outro exemplo de uma "pequena coisa" é o queijo fresco - acho que não há por aí, certo? Pois, eu morria sem ele :P
    Acho as "ideias pré-concebidas" uma coisa engraçada :) é sempre bom ter opções e alternativas a fast food... Também não iam vender só hambúrgueres e batatas :P
    Não imaginava que tanta gente falasse espanhol! :)
    Eu acho piada a passar pelo Sr. José ou D. Rosa, ou mesmo a dizer olá a quem passa. Essas coisas de sítio pequeno. É giro! :) mas percebo que seja mais simples assim, a passar despercebida. Depende da disposição, também...
    Beber café na rua parece mesmo agradável! Dá uma ideia de conforto... Adoro aqueles copinhos estilo Starbucks :) tão giro...
    Salário de 15 em 15 dias, que giroo! :) pode parecer insignificante mas também acho que dá outro alento...
    Gostei desta entrevista, aprendi algumas coisas engraçadas :) estou a gostar da rubrica!

    ReplyDelete
  3. Diana, esta rubrica está fantástica. Também gostava de saber como os entrevistados se desenrascaram no início, para arranjar casa, emprego, etc. Seria super interessante conhecer esta parte da experiência deles.
    Beijinho!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  4. Mais uma vez adorei Diana :) Parabéns, gosto imenso destes testemunhos, de gente que vai contra os "medos", que nos trazem novas aprendizagens :) Espero que continue, beijinho

    ReplyDelete
  5. Tenho fotografias parecidíssimas com algumas destas : ) Que saudades de Nova Iorque! Foi a cidade onde me senti melhor até hoje: a hospitalidade e simpatia das pessoas, tudo! É sem dúvida a minha cidade de eleição.

    http://mundodamafy.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  6. Esta rúbrica é incrível e motiva imenso aqueles que pensam ir para os Estados Unidos. Um dos meus grandes sonhos é viver em Brooklyn e saber que não é impossível sabe mesmo bem :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)