Friday, May 23

Actualização: Peso, alimentação, motivação

Desde a última vez que escrevi aqui muita coisa mudou no meu regime alimentar e de treino (embora já tenha colocado uma foto mais actual no Instagram). Até Dezembro, antes de voltar a Portugal fazia ginásio cerca de 4 a 5 vezes por semana. Alternava entre cardio (elíptica) e treino com pesos.
A alimentação consistia sempre em carne branca (frango), batata doce, arroz e massa integral, fruta e vegetais. Como suplemento tomava whey nos dias em que treinava. Tentava beber cerca de 2l de água e chá (verde e de hibisco). Estava com cerca de 57kg, ou seja 2kg a mais do que quando terminei o insanity pela primeira vez. Não me sentia com peso a mais porque em certa parte esse aumento de peso foi devido ao aumento de músculo.

Quando no Natal voltei a Portugal sabia que a alimentação controlada que até então tinha iria alterar um pouco. Voltar a casa dos pais depois de dois anos a viver sozinha, com os meus hábitos e horários para comer diferentes dos deles, sabia que iria ser complicado. Mas, não me preocupei muito porque sentia imensas saudades da comida da mãe e o facto de também ser Inverno ajudou, sempre dava para esconder as gorduras a mais.

Nas primeiras semanas foi mesmo comer até cair, no Natal tirei a barriga da miséria (bolo rei é a minha perdição). Mas, depois de passar essa fase de histerismo, tive noção que estava na altura de voltar aos eixos. Sozinha sabia que não ia dar, então nada melhor que fazer os meus pais mudarem o estilo de vida deles. Passei a incluir o sumo verde de manhã, ao primeiro o meu pai torcia o nariz porque achava que devia ter uma sabor horrível, mas quando experimentou mudou de ideias e passou a incluir no seu pequeno almoço. A minha mãe passou a cozinhar massa e arroz integral e reduziu o consumo de carnes vermelhas. Até fizemos juntas o detox de 3 dias, que podem ver aqui

Foi então, que em Janeiro decidi tornar-me vegetariana. Já aqui falei várias vezes dos motivos. Foi algo do dia para a noite. Acordei e decidi que não ia comer mais carne, embora no inicio ainda consumisse peixe. Para quem treina há aquela ideia (que eu também tinha) que a proteína tinha de ser sempre animal, se quisesse obter resultados. Grande erro! Com um pouco de pesquisa dei conta que existem fontes de proteína vegetal muito mais saudáveis e sem contribuir para a crueldade. Desta forma a minha alimentação mudou um pouco, passei a incluir ainda mais vegetais (brócolos, espinafre, espargos), sementes (cânhamo, chia, goji), feijão, tofu, letilhas. Todos estes alimentos provenientes da terra possui mais proteína que a carne.

Durante os três meses que estive em Portugal penso que não aumentei de peso, embora me sentisse com mais volume na barriga. A alimentação era saudável, no entanto o exercício físico não era muito. Fazia apenas em casa, mas não era consistente.

No final de Março, quando voltei para NY continuei com a alimentação que tinha adoptado em Portugal e os treinos começaram a séria. Não me inscrevi no ginásio, porque o contrato é sempre de um ano e sem contrato a mensalidade quase que triplica. E a verdade é que não é preciso ginásio para se obter resultados. Em conversa com a minha querida Joana do blog  Be Unique decidimos começar o insanity. Ela nunca tinha experimentado e para mim seria a terceira vez. Terminamos o primeiro mês e temos mais um pela frente e eu estou cheia de motivação para continuar.

Neste momento estou com 55kg e não quero perder mais, o meu objectivo é perder apenas a gordura localizada na barriga. E nada melhor que o insanity para ajudar. São treinos HIIT, que consiste na combinação de períodos de actividade muita alta, com períodos de treino leve. Os períodos em alta vão fazer com que o nosso metabolismo acelere, iniciando a queima de gordura. Passar uma hora na passadeira a caminhar sempre ao mesmo ritmo não leva a perda de gordura.

Recebo comentários e emails em que me pedem dicas de motivação e eu sou muito sincera, a melhor motivação somos nós próprios. Nem sempre existe vontade de continuar e desistir parece-nos a melhor opção, mas temos de ser fortes. Olhar para o longo percurso que percorrermos dá-nos inspiração para continuar. Quando me sinto desmotivada e só me apetece mandar tudo ás urtigas, vejo as minha fotos antes de perder peso e penso que não quero por nada deste mundo voltar a situação em que estava. Lutei tanto, que não vai ser agora que vou desistir. E esse é o meu mote para continuar.

Algo que me ajuda bastante e também recomendo é termos sempre novas metas a alcançar. Por exemplo, determinados quilos a perder, centímetros de braço a ganhar, reduzir o indicie de gordura corporal, não interessa o objectivo desde que seja algo que nos irá fazer bem. No meu caso é tonificar a barriga e é nisso que me foco. Quando me encontro diante de um desafio, funciono muito melhor. Mentalizar um objectivo e traçar um plano. No entanto, é importante referir que temos de ser conscientes nesses objectivos, se por exemplo a meta é perder 15kg, temos de ir com calma e pensar "ok, vou perder 3kg num determinado período, depois mais 5kg" e assim por diante. O grau de dificuldade deve aumentar aos poucos, porque começar com algo muito difícil vai sem sombra de dúvidas piorar a motivação, pois não conseguimos alcançar esses objectivos.

Se puderem procurem alguém que possa treinar com vocês, no meu caso apesar de eu e a Joana estarmos separadas pelo oceano motivamo-nos uma a outra, porque sentimos que estamos nisto juntas.












32 comments:

  1. E pelas fotos não restam dúvidas de que valeu a pena todo o esforço! :)
    Revejo-me em muitas das coisas que dizes. Mantermos a motivação dia após dia nem sempre é fácil... tem de ser uma batalha permanente com muita determinação e persistência. Concordo plenamente que devemos estar focados num objectivo ambicioso mas ao mesmo tempo alcançável! E vai-nos valendo também podermos motivarmo-nos com os exemplos uns dos outros através do Insta e dos blogues :)

    Bom trabalho e keep going!

    Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelo apoio e sem duvida o teu blog e instagram são uma inspiração para mim:)

      Beijinho

      Delete
  2. Podes dizer quanto medes? Eu meço 1,68m e o meu objectivo é chegar aos 55kg e tonificada (que era como estava em Dezembro passado). Neste momento estou com 58kg e tenho a alimentação controlada, tenho é feito muito menos exercício :)

    ReplyDelete
  3. Bem, que diferença brutal! De fluffy para completamente fit. Adoro!

    ReplyDelete
    Replies
    1. fluffy ahaha gostei da palavra! Obrigada:)

      Delete
  4. Estás ótima, parabéns!
    Beijinho!

    ReplyDelete
  5. Disseste uma coisa fundamental: a nossa motivação somos nós próprios. E eu concordo inteiramente contigo, porque o segredo é pensarmos no que queremos e no caminho que já começamos a traçar. Não o queremos deitar por terra com um pequeno deslize, por isso temos que nos desafiar a continuar
    Nota-se bem a diferença!

    Beijinhos*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sem dúvida. Olharmos para trás e vermos o quando ja percorremos faz-nos não deitar tudo a perder!
      Obrigada:)

      Beijnho

      Delete
  6. Parabéns pelos resultados e pela persistência :)

    ReplyDelete
  7. Uau, estás maravilhosa , valeu o esforço :)

    ReplyDelete
  8. Eu gostava, a sério que gostava mesmo de ser assim como tu e ter essa motivação toda. Ter até tenho mas a preguiça é tão grande!!!
    Comecei o insanity e não fiz nem uma semana… é o trabalho, é o cansaço, sei lá…tudo ajuda a que haja motivos para nao fazer. Estou inscrita num ginásio, vou começar hoje um plano de treino e vamos ver. Estou a pensar alternar o treino com treinos de cardio (Insanity!!), vamos ver como corre. Os sumos detox são o meu pequeno almoço, apenas lhes acrescentei iogurte grego (com mais proteína do que açucar) e confesso que se bebe melhor. O arroz é integral, a massa é que não e por normal a alimentação é saudável…mas e esta celulite que teme em não sair!? Que desespero!!!
    Mas adoro vir espreitar o teu blog e acompanhar o teu Instagram…sempre me dá uma motivaçãozinha extra ;)

    Beijinho
    S. // The Citified

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sara, eu sei que no inicio custa um pouco, mas assim que começares a ver resultados não vais querer parar! Depois conta-me como está a correr:)

      Beijnho

      Delete
    2. Sarita bebe muita água, cuida da alimentação no que diz respeito a gorduras, refrigerantes, mas essencialmente hidratado o corpo com água e chá verde, e pratica exercício regular. Estou a terminar hoje a semana de recuperação do insanity e sinto-me tão bem :-) inicie o treino com 51kg, meço 1.61m e portanto como deves calcular não queria emagrecer, apenas tonificar o meu corpo e ter aquela Barriga que a Diana fala. Já praticava exercício em casa mas não era tão exigente e apesar de notar diferenças com um mês de insanity vi diferenças que nunca tinha visto. Ao fim de um mês estou nos 50, mas atenção que terei de recuperar esse quilo perdido, a celulite é muito pouca nada de conotação era antes, pernas firmes, rabo firme, braços firmes e a Barriga nem se fala. Não me lembro de em 22 Anos da minha existência algum dia ter tido uma Barriga assim, um corpo assim no qual me sentisse tão bem :-)
      Por isso força Sara, nada de preguiça. Faz por te sentirem bem e realizada sempre :-)
      Beijinho

      Delete
    3. Confesso que me deixaste bastante curiosa e motivada Sara. Tenho 1,60m e peso 56kg. Não que eu precise de perder peso (embora 1 quilito ou 2 não faziam mal), o problema é mesmo celulite e, lá está, a teimosa da barriguinha. A alimentação já é mais saudável, tenho um plano de treino do ginásio e bebo pelo menos 1,5Lt de chá por dia.
      Obrigada pela força meninas! Acho que ainda vou pensar em recomeçar tudo de novo ;)

      Beijinhos*

      Delete
    4. Obrigada meninas pela força! :) Confesso que agora me senti mais motivada... Não é que eu precise de perder peso, tenho 1,60m e peso 56kg (embora 1kg ou 2 não faziam mal nenhum), o problema grande mesmo é celulite!!!
      Eu gostei do Insanity mas custa imenso a fazer...não é nada fácil, principalmente para quem tem pouca resistência. Acho que vou tentar experimentar outra vez, mas desta vez, a sério! Tenho é de conjugar isso com o meu treino do ginásio.
      Torçam por mim e eu depois conto como foi.

      Delete
  9. adoro a barriga nova!!!!! ^
    :D
    DMoura

    ReplyDelete
  10. Gostei muito de ler este post :) não ficaste a perder com a falta da proteína animal, és a prova disso! Apesar de o vegetarianismo não ser propriamente uma escolha cuja causa é a saúde...
    Estás muito bem, continua! :D
    Estou sempre a lamentar-me sobr o Insanity... Haha. Gosto demasiado dos meus treininhos atuais :P
    Nota-se muito a diferença! É um bom plano, bastante motivador. Ainda mais quando vês os resultados, não? :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada:) O que me levou a tornar vegetariana foi por uma questão de ética e também de saúde, pois o consumo de carne está em relacionado com obesidade, problemas de colesterol, tensão arterial elevada, cancro de colon etc. Os livros China Study e Comer para viver, por exemplo aprofundam a questão da saúde estar relacionada com o consumo animal. Para mim é um três em um. Os animais, ambiente e a minha saúde agradecem:)

      Delete
  11. Era mesmo de ler um post destes que eu precisava! uii.. e se preciso! Já ouvi falar várias vezes no px90, no insanity, e estou a ver que realmente dá mesmo resultado, mas também já vi alguns vídeos no youtube e fico assustada! Eu preciso, eu preciso, eu preciso, tenho que arranjar forças para começar um programa destes! Obrigada :) Fiquei tua fã :)

    Beijinho

    ReplyDelete
    Replies
    1. também já fiz grnad parte dos videos de p90x e gostei bastante. No entanto, aconselho o insanity primeiro. Acredita não são nada complicados. Experimenta e vais ver que vais gostar:)

      Beijinho

      Delete
  12. Olá. Eu tenho 19 anos e o meu metabolismo é muito rápido. Gostaria de "engordar" nos braços e pernas. Não pretendo grandes músculos, simplesmente mais carne magra. O que aconselhas? Se puderes fazer um post à cerca disso, agradecia. Beijinhos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. pois é o meu problema também é querer engordar as pernas e o rabo sem que todo o resto engorde também. até porque a minha zona mais critica é o abdômen e depois fica tudo super inchado. :S

      Delete
  13. Fiquei motivada! O que não gosto muito em mim é a barriga e as pernas, mas além disso quero perder peso ( cerca de 5/6 kg que é o que eu tenho a mais). Vi o post em que falas-te do insanity. Achei fantástico o programa! Por isso queria perguntar-te como é que o adquiriste, quanto perdes-te e assim. :)

    ReplyDelete
  14. Uma questão: tomo o meu detox todas as manhãs mas confesso que começo a ficar cheia…tao simplesmente porque me rouba imenso tempo de manha e muitas das vezes acabo por me atrasar. Estava a pensar trocar o detox da manha por um detox ao jantar. O que é que tu achas?

    ReplyDelete
  15. És uma inspiração!
    Eu tenho MESMO de começar a mexer-me... perdi bastante peso recentemente mas agora preciso urgentemente de tonificar!

    ReplyDelete
  16. Obrigada por este post, (já te consegui seguir :) ) andava aqui a ler os teus posts para te conhecer um pouco melhor e dou de caras com este quando ainda hoje escrevi no meu blog sobre a minha desmotivação em conseguir continuar os treinos.

    Isto motivou-me e as tuas fotos também. Obrigada ! Espero que desta vez consiga levar a cabo os treinos. Não tenho excesso de peso, apenas quero tonificar, a barriga principalmente.

    Obrigada !

    Beijinhos,

    P'

    http://decoracaopsfn.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  17. Descobri o teu blog porque andava a pesquisar sobre o Insanity.. Iniciei esta semana o segundo mês e estou a adorar! Este 2º mês é muito mais puxado mas os resultados que tive com apenas um mês fazem-me estar motivada para continuar. É excelente :)
    Parabéns por tudo :)

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)