Wednesday, March 19

Ser vegetariano: Perguntas que recebo frequentemente


Pergunta #1
A sério és vegetariana? E onde vais buscar a proteína  que precisas? Precisas de carne para obter a proteína necessária, principalmente se fazes exercício físico. 

Fazem-me esta questão constantemente. Entendo, que queiram saber mais acerca do que é ser vegetariano e eu tenho todo o prazer em responder e ajudar cada vez mais pessoas optar por este estilo de vida. A importância desmesurada que dão à ingestão de proteína acaba por não faz qualquer sentido. Existem cada vez mais atletas de alta competição que não comem carne ou derivados de animal e têm uma performance extraordinária. Como por exemplo, Robert Cheeke, Brendan Brazier, Scott Jurek, George Laraque. Todas as células do nosso corpo necessitam de proteína, no entanto quando tomada em excesso através da carne, batidos de whey, barras de cereais com proteína) pode ter resultados desastrosos para a nossa saúde. Por exemplo,  proteína a mais é  prejudicial para o fígado, cérebro e sistema nervoso.
Para não falar que uma dieta alta em proteína proveniente de fontes animais consiste na abundância de colesterol, que contribui para o espessamento das artérias, que pode originar em AVC e ataques cardíacos.

Parece que existe uma obsessão para consumir tudo que tenha proteína. Se um iogurte tem mais uma grama de proteína vai tudo a correr compra-lo, sem querer saber os verdadeiros ingredientes. Para aqueles que se preocupam verdadeiramente, ainda há pouco tempo fiz exames de saúde e não tenho qualquer problema. Mas, agora sejamos sinceros, grande parte das pessoas que perguntam aos vegetarianos ou veganos ou obtêm a proteína não querem realmente saber. É apenas para mostrar que sabem mais acerca do assunto que nós. Eu até poderia explicar, mas sei que a maior parte das vezes essas pessoas não querem ouvir e apenas querem criticar.

Pergunta #2
Porquê que escolheste ser vegetariana?

Ao que eu replico. E tu porque que escolheste comer carne?

Por vezes ficam a olhar para mim embasbacados, mas é uma pergunta bastante razoável. O problema está no contexto genuíno de quando nos fazem a pergunta e o desejo de obter uma resposta. Querem mesmo que responda a essa questão? Querem mesmo que vos elucide acerca do sofrimento e injustiça que todos os animais passam antes de vos ser apresentados no prato? Querem mesmo saber os malefícios do consumo de carne para o Homem? Acreditem que posso falar de todas a implicações morais e éticas, assim como no impacto benéfico para a nossa saúde e ambiente quando deixamos de consumir carne e derivados. Mas, na maioria das vezes as pessoas não têm realmente a vontade de saber mais.

Pergunta #3 
Estou a pensar em reduzir a ingestão de carne. Podes-me ajudar?

Sem duvida. Let´s talk! Façam, perguntas. Se não as conseguir responder tento guiar-vos para uma fonte de informação credível. Tenho o maior gosto em ajudar quem realmente está interessado!

6 comments:

  1. O preconceito é que leva muitas vezes as pessoas a fazer perguntas do tipo 1 e 2. Pessoalmente não sou muito fã de carne, como mas não é um alimento essencial para mim. Também não bebo leite, simplesmente porque não gosto, substituo com laticínios.
    Opções de vida não se discutem, tomam-se, quer os outros gostem, quer não. O importante é sentirmo-nos bem.
    Bj!

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Não sou vegetariana, mas imagino o que seja... é que há gente mesmo cabeça dura! Basta eu comer um iogurte de soja para perguntarem "Ah... e isso faz bem? Faz emagrecer?" (!!!) Não tem nada a ver, mas há gente que acha que a soja é quase para doentes... Também tem as suas desvantagens, como tudo. E, aliás, os vegetarianos (digo eu) não comem só tofu como toda a gente pensa! Há imenso preconceito à volta de tudo isso. Já ouvi gente a dizer e a defender com unhas e dentes que os vegetarianos comem peixe! O que não fazia sentido nenhum, claro, porque peixe também é "carne"... mas pronto. Agora já podes redirecionar toda a gente para este post :P

    ReplyDelete
  3. Assim sendo gostava de fazer uma pergunta.. consegui seguir o vegetarianismo durante alguns meses antes de arranjar um segundo e um terceiro emprego, dois deles é como insrutora de zumba e outro como bailarina/professora de Dança Oriental. Como andava sempre muito cansada sugeriram-me voltar à carne e ao peixe porque caso contrário não iria aguentar.. há alguma forma de gradualmente aderir ao vegetarianismo mas tendo força para aguentar tanta actividade física?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola:) Isso sao ideias pre concebidas criadas pela industria e pelos midia, que nos dizem que precisamos de comer carne e beber leite para sermos fortes e saudaveis. Nada mais lnge da realidade, a carne e os derivados e o que nos esta a torna doentes. A proteina animal pode ser substituida pela vegetal, muito mais saudavel. Existem muitos atletas ( culturistas, tenistas) que são vegetarianos e nao é por isso que deixam de ser melhor sucedidos. Basta pesquisar e encontrarás váriso exemplo disso. Podes gradualmente mudar o teu estilo de vida. Por exemplo, comeca com 3 dias por semana em que nao comes carne e semana a semana vais mudando. Alimentos ricos em proteina sao: sementes de chia, spirulina, brocolos, quinoa, feijão, sementes de canhamo, tofu. Verás que a tua energia irá a aumentar e saude tambem:)

      Delete
  4. O que escreveste é tão verdade Diana! Eu sou Vegana ( não sei se comes peixe, mas suponho que não).
    Quase sempre que tenho um jantar ou almoço, familiar ou não, essas são sempre as perguntas que me fazem ou então " quando é que paras com isso?" ou " Como consegues ?". Há pessoas com sensibilidade a mais: nós! Mas eu sinto me feliz com isso.. ehehe beijinho

    ReplyDelete
  5. Sou atleta vegetariano :)
    Podem seguir: www.instagram.com/_alex_marques_/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)