Wednesday, February 12

Chocolate, posso?



Recebo muitas questões relacionadas com a ingestão de chocolate quando se está a tentar emagrecer ou a manter o peso desejado. É uma questão bastante pertinente, uma vez que sempre ouvimos dizer que o chocolate faz mal e em muitos dos casos até provoca acne. Mas, já é possível comer chocolate sem se sentir culpado. Pessoalmente, como dois quadradinhos de chocolate por dia. As vantagens são bastantes, no entanto é preciso comer chocolate na quantidade certa e na altura certa. Dizem os especialistas que não se deve comer mais de 25g por dia (cerca de dois quadradinhos) e a melhor altura do dia para o fazer é de manhã ou ao final de tarde, pois é quando a secreção da hormona do stress atinge o seu pique e nada melhor que um pouco de chocolate para diminuir esses níveis. Por vezes, apenas o cheiro a chocolate alivia o stress. 
Mas as vantagens ainda vão mais longe, quando comido em jejum ajuda no emagrecimento, assim como é um potente antioxidante. Quanto mais amargo, maior a concentração de flavonoides, que são substancias antioxidantes do cacau responsáveis pela protecção contra doenças.  
É importante referir que o chocolate tem de ser pelo menos 70% cacau. O seu efeito principal é no sistema cardiovascular, pois reduz o colesterol e liberta os vasos sanguíneos. E não esquecer de ler o rotulo, o chocolate não pode conter leite na sua formulação. 

E dito isto, vou comer os meus dois quadradinhos de chocolate que tão me sabem:)





8 comments:

  1. Enjoy!!! Eu acabei agora mesmo de comer o meu chocolatinho preto do melhor que há! :)

    ReplyDelete
  2. Eu sou tão amante de chocolate que por muito mal que me pudesse hipoteticamente fazer, desconfio que seria incapaz de não ingerir pelo menos esses dois quadradinhos de chocolate por dia! hehe
    xx

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ReplyDelete
  3. O problema é que eu adoro frutos secos no chocolate...

    ReplyDelete
  4. Adoro chocolate preto, aliás, adoro chocolate, ponto final e até sou capaz de me satisfazer com os tais 2 quadradinhos, ainda bem que é benéfico. :)

    ReplyDelete
  5. Eu passo semanas e semanas sem comer mas há alturas em que não consigo resistir e como mais de 2 quadrados por dia ahaha tenho fases :)

    ReplyDelete
  6. è importante sermos felizes...e se formos a comer chocolate porque não comê-lo?
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Eu sou chocoólica, tenho que comer nem que seja uma barra de cereais com pepitas de chocolate para o meu dia correr bem. :-)

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)