Tuesday, January 28

Detox Diary: Day 1

Acordei super cedo cheia de motivação para começar os meus três dias só a ingerir líquidos. Logo pela manhã, ainda mal conseguia abrir os olhos bebi um copo com água morna e sumo de limão. Já era algo que fazia antes, mas que também é recomendado neste tipo de desintoxicação, uma vez que vai limpar organismo e eliminar as toxinas, preparando assim o corpo para os nutrientes dos sumos. 

7h: Tomei o primeiro sumo. Quando terminei estava completamente cheia, mesmo que pudesse não conseguiria ingerir nada sólido.  O sumo apesar de ter uma cor verde ( que não atrai muita gente) era delicioso. A fruta adoçou o sabor um pouco mais amargo da couve e do aipo.

11h: Senti um pouco de fome e decidi fazer a espécie de "snack" a meio da manhã com mais um sumo. Como sabia que por está altura me poderia dar fome e tinha uma consulta no médico levei o sumo comigo. Várias pessoas olharam para mim com cara de desconfiadas, ignorei e continuei a beber, enquanto a maior parte delas ia buscar snacks a maquina de vendas eu deliciava-me com o meu sumo natural.  Não senti dores de cabeça ou necessidade de comer algo sólido.

13h: Por esta altura comecei a sentir outra vez vez fome e uma vontade enorme de comer pasteis de nata(!?). Sentia muita vontade de comer algo que pudesse mastigar.Claro que não o fiz e tomei o terceiro sumo. Logo depois de o tomar a minha vontade por comida desapareceu por completo. Aliás, só de pensar em arroz ou massa ficava logo mal disposta. Só eu e a minha mãe e que estamos a fazer o detox, o meu pai continua com a sua alimentação regular, o que não ajuda muito não é? Mas, é uma questão de força mental. Não é o corpo mas sim a nossa mente que nos dá força. Se fosse pelo meu corpo provavelmente já teria desistido, mas meti na cabeça que vou levar até ao fim e assim será:).

Uma dos devaneios com a minha mãe: 

Mãe: Estou com fome
Eu: também eu. Apetecia-me uma nata.
Mãe: E eu estou com um desejo enorme de rissóis.
Eu: Vamos beber o sumo para evitar esses pensamentos.
Mãe: É melhor é.

17h: Tive outra consulta, desta vez no dentista ( escolhi um ótimo dia para começar o detox). Preparei mais um sumo e levei-o comigo. Por esta altura estava com muita fome. Aguardei o final da consulta e lá bebi o sumo. Fiquei bastante saciada.

18h: O sentimento de saciação durou por pouco tempo. Uma hora depois já estava outra vez a salivar por comida. Comecei a ficar com uma dor de cabeça intensa. Mal podia esperar por chegar a casa para beber mais um sumo.

19h: Fomeeeeee. Muita fomeeeeee.

20h: Preparei o "jantar". Mais um sumo pela goela abaixo. Desta vez bebi 1L e preparei mais um pouco porque sabia que me iria dar a fome antes de ir para a cama. 

21h: Durante o dia passei bem, quase que me esquecia da fome, mas à noite, meu amigos nem me falem. Custou-me muito. Imagens de comida passavam pela minha cabeça a cada 5 minutos. 

22h: Bebi o último sumo do dia. Decidi ir um pouco mais cedo dormir para evitar os devaneios e o mau humor. Estava impossível de aturar. Tudo me irritava. 

Balanço: Dos depoimentos que li, todos disseram a mesma coisa. O primeiro dia é o mais difícil de ultrapassar. Não é que sentisse vontade de comer um bife com cogumelos, simplesmente queria por algo na minha boca, mastigar e engolir. Apesar de serem apenas líquidos não me senti cansada durante o dia. Na verdade, sempre que ingeria um sumo sentia-me com uma energia avassaladora. 
Se pensei em desistir? Não. Eu gosto de desafios e não é propriamente algo que seja nefasto ao meu corpo, muito pelo contrário. 
As dores de cabeça e tonturas são apenas  sinais do primeiro estágio da desintoxicação. Amanhã esses sintomas vão desaparecer. 

Mal posso esperar para me pesar. O que faz emagrecer é a baixa ingestão de açúcar e carbo hidratos. Ao contrário de outras dietas, o corpo não fica com falta de nutrientes importantes, pois as calorias que faltam o corpo é obrigado a queimar da gordura acumulada, enquanto as vitaminas e nutrientes estão em abundância. O corpo nunca fica subnutrido.








13 comments:

  1. a fruta tem bastante açúcar e hidratos...

    ReplyDelete
    Replies
    1. O açúcar da fruta (frutose) e o açúcar de mesa ( sucralose) são completamente diferentes. muitas pessoas têm a ideia errada e colocam os vários tipos de açúcar todos no mesmo grupo. A frutose pode ser perigosa se consumida em excesso, o que é praticamente impossível apenas através do consumo de fruta. A fruta e carregada de fibra, agua e necessita de ser mastigada antes de ser ingerida. Por esta razao, a maioria da fruta ( por exemplo, maças), demoram algum tempo a serem digeridas, significando que o frutose chega ao fígado muito lentamente.

      Delete
  2. Hoje também fiz um sumo de manha e estava óptimo mais logo coloco a receita no blog:)
    N costumas adicionar spirulina aos teus sumos??

    Http://styleleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. estou curiosa de ver a progressão...não sei se conseguiria...!
    Bjs
    Maria

    ReplyDelete
  4. Há quem recomende/junte alguns frutos secos (nozes, avelas, amêndoas) as detox de sumos, sempre engana a vontade de morder e meter alguma coisa na boca. Mal nao deve fazer... O que achas?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim tambem é recomendado. Mas como sera apenas por 3 dias nao sinto necessidade de o fazer:)

      Delete
  5. Há quem recomende/ consuma frutos secos (nozes, avelas, amêndoas) junto com as detox de sumos. Mal nao deve fazer. O que achas?

    ReplyDelete
  6. Um dia tenho mesmo que usar essas tuas receitas dos batidos :)

    ReplyDelete
  7. Passaste cada dia com apenas um sumo (1 receita) ou diferentes sumos por dia? Conta-nos tudo sobre os sumos que usaste :) beijinho e força para a última etapa!! *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Estou a ingerir em media 6 a 7 sumos por dia, ou seja cerca de 2000 calorias:)

      Delete
  8. Que sumos fizes-te durante os 3 dias? Podes dar as receitas pfv? Tambem gostava de experimentar!

    ReplyDelete
  9. Será que podias disponibilizar as receitas que usas-te durante os 3 dias pfv? Também gostava de fazer

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)