Wednesday, November 26

Entrevista #13 Portugueses nos EUA


Em que cidade e estado viveste? 
Eu vivi em Needham, Boston/Massachusetts.

Por quanto tempo viveste nos EUA? 
Vivi nos EUA 2 ANOS, entre 2003 e 2005. Fui uma das primeiras Au Pairs a ter a possibilidade de estender o programa por mais um ano, depois do Governo Americano mudar a lei e permitir uma estadia mais longa para as Au Pairs.

Como surgiu a ideia de viver nos EUA?
Eu sempre adorei viajar e sempre tive um grande interesse entre conhecer outras culturas/sociedades. Fiz o Programa Erasmus na Bélgica no último ano da universidade e quando voltei a Portugal para fazer o ultimo semestre do curso de Educação de Infância, percebi que não era ainda a altura de entrar na rotina de trabalhar numa escola, ainda faltava algo... nessa altura soube do Programa Au Pair in Americana por uma professora da universidade e nem pensei duas vezes, inscrevi-me logo.

Qual a tua ocupação neste momento?
Sou educadora de infância numa escola internacional em Tampere na Finlândia.

Onde vivias existia mais portugueses?
Quando estava nos EUA, no estado onde vivia sei que havia uma grande comunidade de emigrantes portugueses, tanto na cidade de Boston, na área de Cambridge, como um pouco mais a sul na zona de Cape Cod. Eu nunca procurei integrar-me muito nessas comunidades uma vez que na altura eu estava a viver uma experiência diferente e o meu interesse era o de conhecer os americanos e a sua cultura. Para além disso, todas as au pairs de outras nacionalidades que conheci foram um extra fantástico e aproveite para conhecer o máximo de pessoas de todo o mundo. Na altura eu fui da primeiras au pairs portuguesas nos EUA (as pessoas desconfiavam muito e ainda hoje desconfiam da segurança do programa...), e para além de mim, pelo meu programa só havia outra em Providence - Rhode Island, vivíamos cerca de 60 km uma da outra, mas fizemos amizade e falamos até hoje.

Como lidaste com a saudade? Do que sentiste mais falta? 
Nos EUA nunca tive saudades! Os dias eram tão cheios de animação, eu absorvia cada minuto de cada um, num rodopiar alucinante. Mas durante os meus 2 anos tive a visita de familiares e vim a Portugal no final do meu 1º ano, o que certamente ajudou! O que senti mais saudades foi das sardinhas... houve uma altura que tive tantas, mas tantas saudades de sardinhas que o meu host father encomendou na peixaria sardinhas congeladas vindas da China! Só para me satisfazer! (Apesar da maravilhosa relação que sempre tivemos, nunca fui capaz de lhe dizer que sardinhas de verdade, saltam de vivas quase directamente do mar para o prato.. mas enfim.. valeu o esforço!). Mas de qualquer das formas, bem perto de mim (Cambridge e Cape Cod) haviam supermercados portugueses onde cheguei a comprar chouriços, bacalhau seco e cerveja Super Bock ( a minha favorita) uma vez ou duas e a loja de licores tinha bons vinhos portugueses. Também cheguei a ir a restaurantes portugueses uma vez ou duas!

Quais as ideias pré-concebidas que tinhas dos EUA e que mudaram assim que passaste a viver lá?
Eu penso que tenho uma mente muito aberta.. nunca tive ideias pré-concebidas, tina mais era curiosidade.. Mas por alguma razão, deixou-me espantada que todos os autocarros escolares sejam amarelos como nos filmes; que quase todo o país seja muito mais seguro do que aquilo que esses filmes deixam passar; que as pessoas sejam tão faladoras e simpáticas sem serem bisbilhoteiras; e que haja menos obesos do que aquilo que nos é dito na TV...

Foi fácil fazer amizade? Foste bem recebida?
Fui muito bem recebida, tanto pela minha host family, como pela vizinhança. O meu subúrbio é como uma pequena vila e fiz amigos americanos facilmente! A minha host mom diz que ainda hoje um das funcionárias de balcão do meu banco pergunta por mim cada vez que ela lá vai, e as pessoas do local onde fiz voluntariado também, assim com os funcionários da escola de uma das miúdas que cuidei! Depois, como ia integrada no programa, fiz várias amigas au pairs um pouco por todo o mundo. Algumas ainda vivem nos EUA.

Qual o ponto turístico na tua cidade/estado?
Bem... adoro Boston! A zona de Harvard University, em Cambridge é fantástica, um ambiente muito bom! Gostava muito de subir ao Prodential ( o prédio mais alto da cidade, pois a vista é muito boa)... mas em geral a cidade é "antiga" (para os padrões americanos) e bonita para se andar a pé e descobrir!

Como descreves a cultura americana?
Gosto muito do modo aberto de se falar, falam com toda a gente só porque sim, assim que têm oportunidade. (Aqui na Finlândia, as pessoas pagam para não dizer nada! Só falam se tiver mesmo que ser!) Falam sobre o tempo, sobre a relva, sobre o carro que passou, sobre o comboio que está atrasado... Fiz amigos nessas conversas casuais! Aquele tipo de amigos que só vemos uma vez na vida... como quando fui para o Alaska de mochila às costas para integrar um Trek de 15 dias e fui convidada por um casal que conheci no aeroporto de Seattle, bem mais velho que eu ( nos seus 60s), para dormir essa primeira noite em casa deles em vez de dormir no aeroporto (onde ia ficar para poupar dinheiro). No dia seguinte deram-me comida, mostraram-me a cidade e foram verificar se o hotel que tinha reservado era mesmo de confiança! Nunca mais os vi...mas ainda hoje falo com a senhora pelo Facebook! E pensar que tudo começou com uma piada sobre o casaco de penas que eu levava vestido!
Não gostava nada de passar o tempo todo a explicar em que parte do mundo ficava Portugal... os Americanos têm um péssimo conhecimento da geografia , haja paciência!! Com todo o meu sarcasmo, acabei por adoptar a seguinte explicação: "Se começarem a nadar no porto de Boston e forem sempre a direito e se não forem comidos por tubarões ou coisa do género, vão ter ao Porto - segunda maior cidade portuguesa!"
Depois, ao fim de algum tempo percebi que aquele constante cumprimento "Hello how are you today?" não queria dizer que as pessoas quisessem mesmo saber se estavas bem... era uma pergunta vazia de sentido! Irritava-me frequentemente... apetecia-me responder "as if you cared".
Deixava-me boquiaberta que as pessoas fossem tão certinhas durante o dia e se tornassem "baratas" à noite... sempre gostei de sair à noite, mas o constante "roça, roça" das discotecas americanas levou-me tanto à loucura que ao fim de 3 meses de lá estar deixei de as frequentar (se calhar tive azar nos lugares que fui...não sei).

O que é que os EUA têm e que falta em Portugal e vice-versa. 
Ora... quase tudo!!! eheheh
A América tem um péssimo sistema de saúde...tirando isso... e em tudo melhor que Portugal e eu ADORO Portugal...mas enfim :)
O pessoal pode dizer "ah e tal a comida e as paisagens ..." o problema é esse...se procurarem tudo se encontra na América! TUDO!!!! ehehe

Pretendes algum dia voltar a viver nos EUA?
Quando voltei dos EUA pretendi voltar por muito tempo! Pensei durante anos " Mas porque raio não procurei trabalho enquanto estava lá?". Depois... com o tempo, percebi que voltar seria mesmo difícil... comecei a ir de férias quando podia!
Neste momento, voltar aos EUA não faz parte dos meus planos, dou aulas na Finlândia e apesar de não ser nada, mas mesmo NADA como nos EUA, sou feliz aqui!

Do que sentiste mais saudades quando voltaste a Portugal? 
Quando voltei para Portugal tive saudades de tudo, durante anos, foi muito difícil... ainda hoje tenho... mas já não dói! Quando voltei durante os 2 primeiros anos, falava tanto dos EUA que as pessoas irritavam-se e eventualmente acabavam por responder " Se lá é tão melhor assim, não sei porque estás aqui!"
Ahhh... Tenho saudades do Friday's :)

Qual o conselho ou sugestão que dás para quem tem o mesmo sonho de viver/emigrar para os EUA. 
Tentem e não desistam! Vale mesmo a pena. É um país fantástico!!! Os programas de Au Pair, de estudos e estágios são uma enorme plataforma de lançamento, são programas seguros e que dão sempre apoio (uns melhores que outros, como em tudo), depois se gostarem e quiserem mesmo lá ficar, mexam-se enquanto lá estiverem para conseguir alguma coisa. É muito mais fácil estando lá.

3 comments:

  1. A minha coordenadora preferida! 😘😘

    ReplyDelete
  2. Gostei muito desta entrevista! Que alto astral a Íris =)
    Boston é uma cidade tão linda!!! Gostava imenso de lá voltar. Amei!
    Beijinhos grandes *

    ReplyDelete
  3. Tão bommm :) Cada vez que leio uma entrevista destas tenho mais vontade em conhecer os EUA!

    Beijinho*

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)