Monday, March 17

Diferenças entre liquidificadora e centrifugadora

Sei que para alguns pode parecer óbvio, mas recebo imensos comentários no Instagram a perguntar qual a diferença entre uma centrifugadora e liquidificadora e quando optar por uma e por outra.

Sumo
Nesta maquina é extraído apenas o sumo das frutas e dos vegetais. A polpa/fibra é removida. A vantagem é que permite aos nutrientes serem assimilados mais rapidamente no nosso organismo e corrente sanguínea. Desta forma, o nosso sistema imunitário recebe de imediato energia e alimenta as células rapidamente.

Batido/ Smoothie 
Um batido é a mistura de todos os ingredientes e nada é removido (excepto caroços, casca da banana, etc). Geralmente, os batidos são mais espessos e cremosos que os sumos.

Qual é a melhor opção?
Sumos e batidos são os dois óptimos por razões diferentes.
Quando optamos por sumos podemos ingerir os nutrientes de várias frutas e vegetais em apenas um copo, uma vez que a polpa/fibra é removida. Por exemplo, eu faço sumos com pepino, aipo, gengibre, pimento vermelho, laranja, espinafre na centrifugadora, no entanto seria praticamente impossível misturar todos estes ingredientes numa liquidificadora. Por isso é que o sumos detox são sempre feitos em centrifugadoras, para evitar ter de adicionar agua ou outro liquido. Desta forma,  o nosso organismo abranda e não tem que digerir nada solido ou mais espesso.

Por outro lado, com os batidos nada é deixado para trás. É possível adicionar leite de amêndoas ( ou outro leite vegetal), agua, agua de coco, manteiga de amendoim etc. Os batidos são mais espessos e desta forma, conseguem nos manter satisfeitos por mais tempo. Enquanto que os batidos são mais fácil de digerir que os alimentos sólidos, os sumos feitos na centrifugadora tem uma função de desintoxicar o organismo mais acentuada.

Quando sentimos que a nossa digestão precisa de ser purificada a melhor opção são os sumos. A melhor altura para os ingerir é de manha em jejum ou ao final do dia para dar um up nos nossos níveis de energia.

Se procuramos apenas ingerir de uma forma mais rápida alimentos sólidos ou até substituir uma refeição, os batidos são uma boa opção, pois incluem a polpa e a satisfação é maior.

O ideal será um pouco dos dois. Os dois fazem maravilhas pelo nosso organismo!

Equipamento
Centrifugadora

Para fazer sumos é preciso uma centrifugadora. Existem várias no mercado, mas todas eles tem uma aparência semelhante.

Este modelo pode ser encontrado na Worten



Sumo de beterraba, manga, laranja, gengibre e cenoura 

Liquidificadora

Para fazer os batidos/smoothies é necessário uma liquificadora. 

Este modelo é da Philips e pode ser encontrado na Worten


Batido de manga, banana e leite de amêndoas 

Posso usar uma liquidificadora para fazer sumos?
Tecnicamente é possível, apenas no final o sumo terá que ser coado. 

6 comments:

  1. Só tenho uma liquidificadora e portanto tenho sempre de juntar algum líquido.

    ReplyDelete
  2. Opto pouco pelos sumos, embora também os beba de vez em quando. Aposto mais em sopas e na fruta, e em batidos, principalmente quando o tempo começa a aquecer: leite, morango, aveia, chia, etc. tudo bem misturadinho. :)

    The gLiTtEr Side

    ReplyDelete
  3. Acho que gosto batidos... Nem tenho liquidificadora nem centrifugadora, tenho um processador alimentar :)

    ReplyDelete
  4. Faço os meus sumos e batidos na bimby, rápido e sempre deliciosos. :-)

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Uso mais vezes a liquidificadora. Bebo todos os dias :)

    http://clean-andsimple.blogspot.pt/

    ReplyDelete

Sejam bem-vindos:)