Ontem celebrou-se o St. Patrick's Day. É daqueles feriados (só para alguns) que todos anseiam que chegue, pois por esta altura as temperaturas glaciares já desceram e é possível sair à rua sem parecer um cachalote.
O St. Patrick é um dos mais famosos santos da Irlanda, de acordo com a lenda, foi ele que trouxe o Cristianismo para a ilha.
Embora este dia tivesse no inicio apenas uma conotação religiosa, agora é mais um motivo para beber durante a semana e faltar ao trabalho, se se for irlandês. A cidade veste-se de um verde alface horriiiivell, sejamos sinceros que esta cor é daquelas que dificilmente fica bem a alguém. Agora imaginem o que é sair à rua vestido de verde da cabeça aos pés, para além das moças que decidem maquilhar-se com sombra VERDE e batom VERDE! Perfeita combinação!
Porquê esta obsessão com o verde? Na verdade, não existe uma razão para esta ser a cor oficial. Esta cor está relacionada com a chegada da Primavera na Irlanda, é também uma das cores da bandeira, assim como o apelido deste país de "Ilha Esmeralda".
Diz a lenda que se neste dia não se vestir verde corre-se o risco de sermos beliscados pelos leprechauns, que são gnomos rabugentos e pequeninos. Ora então, como ninguém quer ser apalpado no rabo, vai daí toca a vestir verde para os afugentar.
A comida típica neste dia é repolho com carne, cenoura e batata, o que me faz lembrar imenso a carne cozida do almoço ao domingo em Portugal. Claro que as receitas são americanizadas, para atrair mais clientes, tornando os pratos em bombas calóricas e afastando-se do original.
Mas, também o mais importante neste dia é beber. Beber até cair. Ontem eram 10h quando apanhei o metro para assistir à parada e ia repleto de miúdos a cair de bêbados, a cantar e falar alto. Eram das 10 da MANHÃ, as festividades ainda nem tinham começado e já estavam naquele estado. Nem mesmo na passagem de ano se vê algo assim.
Localização
A Parada começa sempre ás 11h na rua 44th, continuando pela 5ª Avenida, passando pela Catedral de St. Patrick, até chegar finalmente à rua 79, por volta das 16 horas. Aconselho a chegarem por volta das 9.30h/10h para conseguirem ter uma boa visualização da parada.
Ficam então as fotos tiradas no dia de ontem
enfeites de ultima hora
Os carinhos dos vendedores de rua com a bandeira irlandesa
Ainda no inicio da parada com o Hotel Plaza ao fundo
A segurança sempre presente
Gosto especialmente daquele pêlo estrategicamente colocado
Este dia é motivo para tingir tudo de verde.
Times Square a abarrotar
Deixa lá, aqui no dia do rei, antigo dia da rainha, vestem-se de laranja de cima a baixo e sendo em abril quando o sol bate nesta gente até fere os olhos!
ReplyDeleteO motivo é a família real chamar-se oranje :p
ahaha verde alface e laranja são aquelas cores que ninguém deveria ousar vestir!!!
DeleteVerdade. Verde até nem desgosto, mas laranja é horrível!!
DeleteA Joana também lá esteve! Nem pararam para dizer "hi" uma à outra? LOL
ReplyDeleteA Diana já se deu conta que era só interesse da parte dela para ver se conseguia um bocado de fama. A ver pelas fotos e posts nunca mais fizeram nada juntas. E ainda bem.
DeleteClaramente!
DeletePois, isso já eu percebi que a outra era uma wannabe armada aos cágados, mas pensei que pelo menos tivessem uma relação cordial (já que a Diana é amiga da roomate da outra).
DeleteMuito falam dessa Joana, gostava de saber quem é...
DeleteEspero para o ano estar aí para festejar este dia :) obrigada pela partilha :)
ReplyDelete